IDENTIDADE E MISSÃO

A missão da Associação São Vicente de Paulo é evangelizar, sendo PRESENÇA viva de Jesus em todos os ambientes. “Vós sois o Sal da terra, vós sois a Luz do mundo”Mt5. Anunciando através da vida, alimentada pelos sacramentos na busca da santidade, que Jesus é real e é possível viver seu evangelho, que faz “nova todas as coisas”. Atuando de maneira preferencial, mas não exclusiva, através das obras de caridade nas periferias.


1 - §1. A Associação São Vicente de Paulo – SAVIPA é uma associação privada de fiéis, dotada de personalidade jurídica (cfr. CIC, cân. 298-311; 321-329) e tem sua sede na cidade de Caxias do Sul, Diocese de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul – Brasil.


§2. O nome da associação “São Vicente de Paulo” corresponde ao Santo modelo inspirador da atuação da associação. Este Santo é para a Igreja um modelo e patrono das obras de  caridade católicas, e dele adotamos a metodologia de atuação caritativa. “SAVIPA” é uma abreviatura e forma carinhosa de identificar nossa Associação.


2 - A SAVIPA é uma associação de fieis cristãos formado de mulheres e homens; jovens e adultos; solteiros, casados e consagrados, que assumem a vivência da consagração a Deus feita no Batismo e veem no Carisma uma resposta ao chamado pessoal feito por Cristo, para seguirem sua vida de perseverança e apostolado na Igreja. Conforme as diretrizes do Vaticano II, em comunhão com o Papa e o Bispo Diocesano, inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.

3 - Baluartes: São Vicente de Paulo (modelo, metodologia do apostolado que é a organização da caridade); São José (modelo de LUZ e presença no silêncio de Nazaré); São João Paulo II ( em 2002 na jornada mundial da juventude nos chamou para ser LUZ NO MUNDO e foi luz);  São Francisco de Assis ( modelo de LUZ: liberdade, alegria, radicalidade evangélica); São Paulo: Minha vida é Cristo; São João Bosco, com seu método preventivo.

4- “Creio na Comunhão dos Santos” importância dos santos como presença de Cristo neste mundo. A devoção, conhecimento e exemplo dos santos fazem parte da nossa espiritualidade.

5 - Devoção: Divina Misericórdia - Santa Faustina.

6 - Devoção Mariana: Nossa Senhora das Graças (medalha milagrosa).

SVP.jpg